Constituída em 16 de Junho de 1938 como associação no quadro do Direito Canónico, com o objectivo de apoiar espiritual e materialmente a Emissora Católica Portuguesa, a Liga dos Amigos da Rádio Renascença - LAR, hoje designada CLUBE RENASCENÇA, contribuiu de forma marcante para o desenvolvimento deste órgão de comunicação social da Igreja.

Juntamente com inúmeras actividades culturais e recreativas que expressaram e desenvolveram uma forte ligação afectiva à Rádio Renascença por parte de muitos milhares de pessoas, a LAR deu, a partir de meados de 1977 e através do donativo dos seus sócios, um importante contributo material para a aquisição de novo equipamento técnico que permitiu à Emissora Católica chegar mais longe e em melhores condições de escuta.

Nas circunstâncias actuais, actualizados também os seus Estatutos, a LAR – CLUBE RENASCENÇA tem uma Direcção nomeada pelo Cardeal Patriarca de Lisboa e possui autonomia financeira relativamente ao Grupo Renascença.

No trabalho que procura levar a efeito destacam-se três objectivos principais: manter e fomentar uma rede de afectos relativamente ao Grupo Renascença; servir de meio de divulgação do projecto eclesial do Grupo; lançar iniciativas de interesse geral que se enquadrem no espírito do Grupo Renascença enquanto órgão de comunicação social da Igreja.

Nesta nova fase da sua existência, iniciada no segundo semestre de 2006, foi criado o Cartão LAR – CLUBE RENASCENÇA. Para além de reforçar a identificação dos sócios com o projecto Renascença, o cartão possibilita aos sócios a obtenção de alguns benefícios.